sexta-feira, 14 de março de 2014

Ponto de Situação

Ontem consegui , finalmente, sair a horas do escritório. Yay!
 
Fui então, feliz e contente, ginasticar (como as minhas colegas mais velhas dizem "Vais à ginástica?" :D). Consegui apanhar a aula de RPM e depois, como ainda era "cedo" e a aula não me tinha deixado acabada, saí da sala com intenção de fazer um bocadinho de musculação, mas encontrei uma amiga que não via há séculos e fui matar saudades para a passadeira ao lado da dela. Estivemos 40 minutos a andar com inclinação, a um ritmo até acelerado, enquanto viamos o Benfica e falávamos sobre mil coisas. Ai que saudades que eu tinha daquela míúda!
 
Originalmente a ideia era fazer musculação ou, no limite, indo para a passadeira, correr um bocadinho. Mas vá, antes isto do que estar com o rabo alapado no sofá! 
 
Ontem não vos disse, mas apesar de não ter ficado desiludida com a balança, achei estranho o peso ser aquele porque sinto que o meu corpo está diferente. Então, desconfiada, antes do jantar, fui pesar-me. A balança simpaticamente disse que tinha menos 0,300kg do que de manhã. Pensei "É justo, depois do RPM e dos 40' de cardio..". E não pensei mais no assunto!
 
E não pensei mais no assunto até hoje de manhã.. Porque hoje de manhã fui pesar-me. E atentem só: 64,900kg. Sim, 64,900kg, menos 1kg do que ontem de manhã. Humm.. Não dei saltos de felicidade porque estava muito atrasada, mas fiquei Uauuu! Já saí da casa dos 65kg! Yay! 
 
Parece que, finalmente, o meu corpo começa a habituar-se ao meu bom comportamento e a balança a colaborar :)
 
E agora tenho umas perguntinhas para vocês:
Costumam pesar-se quantas vezes por semana?
Pesar-se todos os dias será motivo extra de motivação?
Pesar-se apenas uma vez por semana pode ser um motivo de relaxamento/cuidado?
Pesar-se todos os dias ou mais do que 1 x por semana é paranóia? :D
 
Prós e Contras, vá, contem-me tudo!
 

5 comentários:

  1. Eu já me pesei todos os dias, contudo levei na cabeça do meu treinador, a dizer que não devia fazer isso, porque estava a ficar obesecada com valores, e mandou-me relaxar quanto a isso, e que para além disso tinha que ter em atenção a hidratação, se ja tinha treinado ou não, são coisas que variam de um dia para o outro, por isso deixei até de me pesar em casa, e sim só no ginasio uma vez por semana ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muitos fatores que influenciam as pesagens, é verdade, mas às vezes não dá para resistir ir à balança, por muito que se saiba que aquele peso possa não ser real.

      Infelizmente, no meu ginásio atual se quiseremos avaliações físicas, que incluem balança, medições e etc, tem de ser a pagar :/ E, honestamente, não vou dar 40€ para isso.

      É nestes momentos (e também noutros!) que sinto falta do luxo do ginásio anterior :/

      Eliminar
  2. Eu costumo pesar-me sempre à 4.ª-feira (vá-se lá saber porquê, calhou neste dia!) e em jejum.

    Mas, sinceramente, tento não ligar muito ao peso, porque apesar de estar, relativamente, estável já há bastante tempo, vou notando as diferenças no meu corpo ;)

    No entanto, tento uma vez por mês, pesar-me na tanita do ginásio, para ver a evolução da massa gorda e da magra! Esses são os valores que me interessam :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também comecei a pesar-me às quintas, também em jejum, mas não é por nenhum motivo em especial. É apenas porque foi o dia em que comecei. Mas nem sempre resisto a pesar-me apenas nesse dia (shame on me!)

      Para mim, o peso é apenas um mero indicador, que, sinceramente, não quer dizer muito.. Já tive alturas em que pesava 62kg e sentia-me muito melhor e mais em forma do que quando pesava 57kg.

      Dou muito mais importância, como tu, à massa gorda, magra e muscular. Mas no meu atual ginásio, não há tanita para ninguém.. Por isso, vejo o peso como forma de me ir guiando. Mas não ando paranóica :)

      Eliminar
  3. Olá...ora bem, respondendo às tuas perguntas, isso depende muito dos teus objectivos:

    -Emagrecimento: Pesa-te no máximo, dos máximos, 1 vez por semana. A retenção (ou não) de líquidos pode alterar o peso e criar-te depressão/estado de histeria que poderá trazer comportamentos não desejáveis. Por ex: 1 dia tomas 1 laxante e ficas com menos 2 kg...pensarás "hoje vou me permitir"; um dia estás mais inchada e estás 1 kg mais gorda...pensarás "que porcaria..faço dieta para isto? Então olha vou comer o bolo na mesma!"
    Mas claro, depende da forma como estás com a tua dieta, se estás realmente comprometida, isso não te afectará tanto, mas é o meu conselho e de muitos nutricionistas, mesmo que muitas vezes seja irresistível.

    - Manutenção - Depois de já ter perdido 30 kg, e quando cheguei ao peso ideal, pesava-me todos os dias, para fazer a teoria da compensação e ter a noção do que em mim engorda ou não. Há pessoas que podem comer grão que nada se passa, eu comia grão e pimba...peso a mais. No entanto, mesmo nesta fase e neste tipo de pesagem há que ser prudente...ter a noção que se um dia temos menos 1 kg que no outro, não significa que tenhas perdido peso, bem como no sentido inverso...é bom para controlar, porque imagina: pesas-te 3 dias seguidos e vês que o peso não para de aumentar, então aí é motivo de preocupação e ao estar alerta irás compensar.

    Na fase de manutenção, se não te pesas pelo menos 1 vez por semana, é desmazelo e geralmente está ligado à consciência da asneirada que tens feito. Eu engordei ultimamente, entre outras coisas, por ter deixado de me controlar...via o peso a aumentar, comia e desisti de me pesar todos os dias e depois, todas as semanas...e olha..em 1 ano...quase 8 kg a mais.

    Pesar mais do que uma vez por dia é paranóia. Não podes, deixa-te disso que isso não é viver! O teu corpo varia, em média, do dia para a noite, cerca de 800g...logo essas pesagens contínuas nada significam...e podem trazer efeitos adversos.

    Desculpa o longo discurso e se fui chata!

    Bjoo

    ResponderEliminar